segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PROJETO AMA REALIZA MARATONA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM IPAUSSU E REGIÃO



Em comemoração a datas importantes, como o dia da árvore, o Projeto AMA( Amantes do Meio Ambiente) realizou o plantio de mudas de Pau-brasil nas escolas municipais de Ipaussu, aproveitando a ocasião os idealizadores do projeto, os professores Reinaldo José Silio e Rodrigo Araújo Moraes transmitiram conhecimentos sobre a importância das árvores e formas variadas de vegetações, sem deixar a história do nosso país de fora, utilizaram o momento para relembrar a época da colonização e a utilização do Pau-brasil.

Ainda no mês de setembro, os alunos do projeto realizaram visitas monitoradas ao barracão da coleta seletiva de Ipaussu e à cooperativa de reciclagem da cidade de Ourinhos - Recicla Ourinhos a fim de compreender a dura realidade que seres humanos se submetem em busca de um salário que os ajudem a sustentarem suas famílias. Estas visitas estavam no cronograma anual do projeto, pois refletem a realidade de muitas pessoas da nossa região além de contribuir com o aprendizado dos alunos quanto à problemática do lixo.

Para encerrar o mês com chave de ouro realizou-se também uma visita pedagógica a Sabesp de Santa Cruz do rio Pardo, onde os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a água e seu tratamento adequado, refletindo sobre desperdício e suas consequências para nosso planeta.

Entre outras atividades realizadas pelo projeto AMA, destacam-se ainda a semana da água, onde os alunos realizaram um mutirão de limpeza dos córregos que cortam Ipaussu e também do lago municipal, incluindo ainda uma passeata pelas ruas da cidade, distribuindo panfletos de conscientização sobre desperdício de água, entre outros problemas.

Atualmente participam do projeto cerca de 60 alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental da rede pública de Ipaussu. As aulas de Educação Ambiental são realizadas no contra turno das aulas regulares, proporcionando aos jovens a oportunidade de aprenderem sobre o ambiente além de afastá-los das ruas.

Todos os interessados nos temas ambientais podem conferir noticias e fotos do projeto AMA no blog: www.amantesmeioambiente.blogspot.com

Um comentário:

valter-39 disse...

Meu filho faz parte desse projeto e ele AMA participar. Espero que este projeto siga muito em frente, pois continuar a preparar nossos jovem para o meio ambiente é muito importante.
Parábens aos professores, alunos e ao Prefeito pela iniciativa.
abraços.